terça-feira, 31 de maio de 2016

.

LITERATURA »
Raduan Nassar vence o Camões

CORREIO BzB  31/05/2016
 Raduan Nassar, de 80 anos, foi o 12º brasileiro a receber a honraria



Escolhido por unanimidade, o escritor paulista Raduan Nassar venceu ontem o Prêmio Camões 2016. Aos 80 anos, Nassar é o 12º escritor brasileiro a vencer o Camões. Entre os ganhadores brasileiros já estiveram Rachel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles e Ferreira Gullar. Em 2015, Nassar esteve na lista de finalistas para o Man Booker Prize ao lado de José Eduardo Agualusa. Eles foram os dois únicos representantes da língua portuguesa no prêmio inglês.

Nascido em Pindorama, no estado de São Paulo, Nassar estreou na literatura em 1975 com Lavoura arcaica, romance que trata de relações familiares e amorosas em um meio rural marcado por afetos rústicos e duros. O escritor levou mais de seis anos para concluir o romance, iniciado no mesmo momento em que começou a estudar o Alcorão. Nassar é filho de um casal de libaneses que imigrou para o Brasil no início do século 20. Três anos depois de Lavoura arcaica, em 1978, ele publica Um copo de cólera, romance que começou a ser escrito em 1970. É característica do autor trabalhar em seus textos durante longos anos antes de permitir sua publicação. Estes são os dois únicos romances de Nassar.

Em 1994, ele publicaria ainda um livro de contos, Menina a caminho. Também três anos depois viria uma reedição acrescida de alguns contos. Há quase duas décadas, Nassar decidiu se retirar da literatura e não escreveu mais nada.  O anúncio do vencedor do Camões, prêmio mais importante para a literatura de língua portuguesa, foi feito ontem em Lisboa, durante uma conferência de imprensa com secretário de Estado de Cultura de Portugal, Miguel Honrado, e com o júri da 28ª edição do prêmio.




Depoimento

Impactante

"Os três únicos livros do Raduan cumprem uma função extremamente louvável na literatura brasileira contemporânea: mudar a vida dos leitores. Conheci algumas pessoas que, durante a graduação, tomaram conhecimento pela primeira vez da existência do Raduan. Eram leitores acostumados a obras ingênuas, ordinárias, capengas. E quando começaram a ler Raduan, houve, imediatamente, a sensação de estranhamento. Em seguida, sentiram o impacto da verdadeira literatura. Quando aquelas pessoas terminaram o Raduan, o simples ato de folhear uma outra obra literária, de fazer uma caminhada lá pelas três da tarde, nada mais foi como antes. Papeando com Milton Hatoum, ele um dia me disse que, para escrever, é preciso ter coragem. E que para abandonar a escrita de vez, como fez Raduan, é preciso ser ainda mais corajoso. O Prêmio Camões é o reconhecimento merecido ao lirismo do Raduan, o escritor mais corajoso da nossa história."

Alexandre Gaioto, jornalista e escritor



Os brasileiros

Ganhadores o Prêmio Camões

1990
João Cabral de Melo Neto

1993
Rachel de Queiroz

1994
Jorge Amado

1998
Antônio Cândido

2000
Autran Dourado

2003
Rubem Fonseca

2005
Lygia Fagundes Telles

2008
João Ubaldo Ribeiro

2010
Ferreira Gullar

2012
Dalton Trevisan

2014
Alberto da Costa e Silva


sábado, 7 de maio de 2016

.




Você sabia que escovar os dentes logo após comer é ruim? Veja outros hábitos prejudiciais ao sorriso

Fonte:  BBC
.
Você quer um sorriso saudável? Além dos cuidados de higiene, é bom evitar alguns hábitos corriqueiros, que as vezes fazemos sem perceber e que podem ser bastante prejudiciais aos dentes.

A BBC listou cinco costumes prejudiciais ao esmalte dental. Confira quais são eles e garanta um sorriso ainda mais bonito:

1 - Escovar os dentes logo após comer

A recomendação de escovar os dentes após cada refeição é repassada desde quando somos crianças, mas ela não é realmente a melhor opção para os dentes.

No caso, alguns alimentos, como sucos cítricos, bebidas gasosas ou alcoólicas e batatas fritas, são ácidos, o que faz com que o esmalte dentário perca cálcio, deixando-o menos rígido. Neste caso, a escovação só piora a situação.

Os especialistas indicam, então, que a escovação só ocorra de 20 a 30 minutos após uma refeição, tempo suficiente pra que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.

2 - Roer as unhas

Além de não ser nada higiênico, este costume ainda é prejudicial à saúde bucal, em especial pelas bactérias presentes nas unhas, que podem provocar infecções.

3 – Nadar na piscina

O cloro das piscinas pode ser prejudicial ao esmalte dental. Nestes casos, é recomendado escovar os dentes com uma pasta com flúor e fazer um enxague bucal com flúor uma vez por semana.

4 – Usar os dentes para abrir coisas

Destampar garrafas, cortar fios e abrir frascos são hábitos que são terminantemente proibidos: eles desgastam e quebram os dentes.

5 – Mastigar gelo


Se este hábito for feito com frequência, os dentes podem sofrer fraturas ou rachaduras.